terça-feira, 13 de maio de 2014

Como avaliar, envolver e engajar seus fornecedores

Como avaliar, envolver e engajar seus fornecedores e reduzir atrasos, devoluções e custos?


A relação entre empresa e fornecedor deve ser de parceria. Quando o serviço prestado por quem fornece para sua companhia é de qualidade, a fidelização é consequência, já que você e seu cliente direto ficam satisfeitos. Por isso é importante ter a preocupação de constantemente avaliar, envolver e engajar seus fornecedores, para assim reduzir atrasos, devoluções e custos, melhorando a qualidade do produtos e dos serviços prestados. Veja, nesse texto, como fazer isso de forma prática e simples.

Crie um mapa de concorrência

Uma das melhores formas para reduzir atrasos, devoluções e custos é criando um mapa de concorrência de acordo com o serviço específico que você precisa no momento . Assim, você tem a possibilidade de avaliar as necessidades do fornecimento, acessar o seu banco de fornecedores confiáveis e analisar quais deles podem atender aos requisitos do serviço que necessita na ocasião. Escolhendo as empresas certas para prestar determinado serviço, você diminui a chance de ocorrerem problemas, já que o fornecedor está devidamente capacitado para aquela missão.

Avalie se seus fornecedores cumprem requisitos essenciais

Depois de criar um mapa de concorrência, é preciso avaliar se o fornecedor atende aos itens principais do serviço, como preço, prazo, atendimento e qualidade. Neste ponto, é fundamental analisar a situação de seus fornecedores em relação à certificação. É  muito importante contar com parceiros certificados para oferecer ao seu cliente a garantia de receber um produto com qualidade comprovada, além de poder contar com rastreabilidade, ou seja, saber o trajeto percorrido desde a matéria prima até o produto final, identificando através de códigos o caminho percorrido, para poder rastreá-lo e identificar possíveis causas de problemas.

Detalhe para os fornecedores o processo interno da sua empresa

Um ponto importante para engajar seus fornecedores e melhorar os serviços prestados é mostrar a eles todo o processo interno que o produto que ele fornece percorrerá na sua empresa. Assim, ele pode auxiliar de forma técnica na melhoria do planejamento da compra, na inspeção e no armazenamento da mercadoria. Quando conhece o processo da companhia, o fornecedor pode até indicar um produto diferente e mais adequado, que atenda melhor às necessidades de quem está comprando.

Ressalte a importância da parceria companhia/fornecedor

Uma parceria de sucesso é aquela que é boa para ambos os lados. Para envolver e engajar seus fornecedores, mostre a importância que ele tem para sua empresa. Ressalte porque é fundamental que os prazos estabelecidos sejam cumpridos e a diferença que oferecer preços competitivos faz em uma negociação. Mostre que quando empresa e fornecedor atuam em conjunto o ganho é em dobro: sua companhia conquista mais clientes e o fornecedor maior volume de vendas. Fidelização é tudo.

Explique como os erros podem ser reduzidos

Para reduzir as atrasos, devoluções e custos, é imprescindível reforçar com o fornecedor a importância da avaliação da especificação do produto para compra. Para isto, é fundamental que a especificação seja feita corretamente, tanto na parte técnica, seguindo as normas específicas de cada produto, quanto em itens como quantidade, tamanho, locais de entrega, etc. Outro ponto que merece ser discutido é como é fundamental realizar a inspeção de recebimento dos materiais para saber se o produto entregue está de acordo com as especificações, além do armazenamento e o uso correto das mercadorias.

Para oferecer um produto e um serviço de qualidade, engajar seus fornecedores é preciso. Comece agora!

E você já conversou com seu fornecedor sobre isso? Compartilhe conosco as suas experiências com fornecedores! 


Fonte: Artur Alvez - AFBrasil

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